(clique nos títulos dos livros para fazer download)
Apologia de Sócrates - 28 páginas
Apologia de Sócrates é a versão de Platão de um discurso dado por Sócrates em cerca de 399 a.C..
Críton (o dever) - 13 páginas
Críton (ou Do dever) é um diálogo entre Sócrates e seu amigo rico Críton em matéria de justiça, injustiça, e a resposta apropriada a injustiça.
Fédon (a imortalidade da alma) - 59 páginas
Fédon é um dos grandes diálogos de Platão de seu período médio, juntamente com a A República e O Banquete. Fédon, que retrata a morte de Sócrates, também é o quarto e último diálogo de Platão detalhar os últimos dias do filósofo depois das obras Eutífron, Apologia de Sócrates e Críton.
Filebo (o prazer, a vida boa) - 56 páginas
Desde as primeiras páginas de Filebo, aparecem várias questões que levantam o seguinte problema: o que é a felicidade do homem? Philebus respondeu que o prazer, e Sócrates na sabedoria, ou, talvez, uma forma de vida superior à sabedoria e prazer.
Górgias (a retórica) - 78 páginas
Górgias é um diálogo de Platão, filósofo grego do século V a.C..Deverá ter sido escrito depois da primeira viagem de Platão à Sicília, em 387 a.C. Situam-no na acmé (maturidade) da vida: depois dos quarenta anos, isso significa que, pela boca de Sócrates fala já o próprio [Platão].
O Banquete (o amor, o belo) - 35 páginas
O Banquete, também conhecido como Simpósio é um diálogo platônico escrito por volta de 380 a.C.. Constitui-se basicamente de uma série de discursos sobre a natureza e as qualidades do amor (eros).
O Sofista - 72 páginas
Sofista é um diálogo platônico que ocupa-se com os conceitos de sofista, homem político e filósofo. Além disso, o diálogo aborda a questão do não-ser. Nesta obra encontra-seuma posição de Platão sobre o conhecimento e também uma explicitação detalhada do método da investigação filosófica.
É um dos diálogos de Platão. No diálogo é apresentado eminentemente questões referentes à tese das formas inteligíveis, à ontologia platônica e ao Um (ou "Uno").
Teeteto (o conhecimento) - 77 páginas
O Teeteto é um diálogo platônico sobre a natureza do conhecimento. Nele aparece, talvez pela primeira vez explicitamente na Filosofia, o confronto entre verdade e relativismo.
Portal Domínio Público -
O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Informações sobre os livros - http://pt.wikipedia.org/wiki/
|

Nenhum comentário:
Postar um comentário